Atuação

Somos um escritório de advocacia voltado ao atendimento exclusivo de temas relacionados ao Direito Trabalhista Empresarial. Além do Trabalhista Preventivo/Consultivo e Assessoria Trabalhista, fazemos também toda a parte de Relações Sindicais.

Contencioso

Ações Trabalhistas Individuais e Coletivas

O escritório Binotti Sulai Advogados Trabalhista Empresarial é especializado na área trabalhista e no atendimento à pessoas jurídicas assessorando nas ações trabalhistas desde a primeira instância até o Tribunal Superior do Trabalho. Além disso, atuamos também em dissídios coletivos perante os Tribunais Regionais do Trabalho, bem como atuação perante o Ministério Público do Trabalho, seja na defesa dos clientes em fiscalizações, defesas em auto de infração, acompanhamento e defesa em TACs (Termo de Ajuste de Conduta) firmados perante o MP e defesa nas ações civis públicas.

Atuação perante o centro de mediação e arbitragem na esfera extrajudicial.

Desenvolvemos teses de defesas em ações estratégicas com alto grau de complexidade.

Dentro do contencioso o escritório oferece ainda contingenciamento financeiro de processo, gerenciamento de pauta de audiências e comunicações de atos processuais.

Elaboração de política de acordos.

Curso de preposto.

Consultivo/Preventivo

Assessoria e Consultoria

Consultoria jurídica trabalhista para sociedades empresárias, pessoas físicas e advogados. A assessoria jurídica para empresas pode ser muito abrangente, envolvendo desde a análise da legislação trabalhista e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e a sua melhor forma de aplicação, até a análise de casos concretos que ocorrem no dia a dia empresarial e do setor de Recursos Humanos.

Auditoria Trabalhista

A Auditoria Trabalhista visa adequar as diretrizes e procedimentos da legislação trabalhista ao contexto real da empresa, objetivando a redução de custos com o passivo trabalhista e a adequação de processos visando ao cumprimento da legislação. A auditoria promove uma organização interna de processos, facilitando o dia a dia da empresa e, consequentemente, evitando riscos futuros não diagnosticados.

Regulamento Interno

O Regulamento Interno consiste em um conjunto de normas e disposições as quais devem ser seguidas por todos os colaboradores e integrantes de uma empresa. Este documento é elaborado por nossa banca de advogados, após tratativas e alinhamento com os representantes da empresa, a fim de que estes estipulem o caminho que buscam seguir. Este instrumento pode ser aplicado a todos os níveis hierárquicos, ou seja, operacional, supervisão, coordenação e gestão.

Plano de Cargos e Salários

Consiste na elaboração de uma minuta de descrição de cargos, construção de faixas salariais e cargos, bem como do memorial descritivo do plano de cargos e salários e a previsão com ajuste no regulamento interno. Para tanto são analisados os documentos adotados pela empresa, bem como realizada a revisão destes.

Programa de Integridade

A implementação do Programa de Integridade consiste na elaboração de políticas e normas internas a serem observadas pela empresa, visando promover a ética e integridade no meio ambiente do trabalho, com o aprimoramento de prevenção, detecção e remediação de atos e condutas irregulares.

Código de Conduta

O Código de Conduta contém os princípios e diretrizes que orientam a conduta de todos os colaboradores de uma organização, bem como aos prestadores de serviços, garantindo que a empresa seja uma referência em termos de ética e integridade. Este instrumento também é elaborado pela banca de advogados do escritório e tem o intuito de melhorar a imagem da organização perante seus colaboradores e terceiros, viabiliza a possibilidade de diagnosticar desvios de conduta dentro da corporação e promove a segurança institucional.

Gestão de colaboradores afastados

O afastamento de empregados pelo INSS é uma realidade que as empresas estão expostas e cada vez maior, inclusive nas relações de trabalho modernas, haja vista os números exorbitantes de afastamentos previdenciário por saúde mental de modo geral. O local de trabalho precisa  garantir o bem-estar dos profissionais, e  deve-se incluir local de trabalho o home office , inclusive,  prova disso são o grande número de  afastamentos e alto grau de sinistralidade nos planos de saúde em virtude  de saúde mental de teletrabalhadores.  Para  se ter eficiência no mapeamento e acompanhamento dos profissionais que estão nessa situação, é indispensável contar com uma equipe multidisciplinar que contemple profissionais das áreas de Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e Jurídico, com vistas a implementar as medidas preventivas que serão orientadas pelo escritório e sua equipe para a mitigação  da acidentalidade, causas e planos de ação para o cada caso, com a criação de indicadores e planos de ação estratégicos. Cuidar da saúde dos trabalhadores além de ser um dever patronal é um investimento quando bem orientados e diminui de forma considerável o risco de fiscalizações, ações trabalhistas e custos com afastados.

Treinamentos Corporativos

São desenvolvidos treinamentos juntos aos colaboradores e/ou gestores da empresa a fim de desenvolver habilidades específicas os principais treinamentos fornecidos são para o setor de Recursos Humanos, mas alguns como o treinamento sobre a LGPD, podem ser aplicados a todos os empregados.

Gestão de Riscos

A gestão e prevenção de riscos trabalhistas consiste na análise do meio ambiente do trabalho, adotando-se políticas internas que visem dirimir ou mitigar riscos e perdas trabalhistas, adequando-se à realidade da empresa. Este procedimento possibilita a melhor administração dos recursos humanos, podendo, inclusive, reduzir o número de Reclamações Trabalhistas ou o resultado destas.  

Relações Sindicais

O escritório, através dos sócios e equipe  é especializado em negociações  coletivas,  atuando nas  rodadas de negociação das campanhas salariais dos  sindicatos da categoria dos trabalhadores,  atendendo os interesses da empresa cliente junto ao sindicado patronal  propondo cláusulas estrategicamente pensadas no negócio, à luz da Reforma Trabalhista visando uma Convenção Coletiva mais equilibrada para ambos os lados, tanto do trabalhador quanto da empresa.